segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

25 Semanas!!!



Você está grávida de 25 semanas completas, ou seja, está na 26a semana (e no sexto mês).
Como seu bebê está crescendo
Seu bebê já reage ao toque. Você pode até brincar, tentando mexer no pé dele quando ele der um chute, ou deitando de barriga para cima e rolando de um lado para o outro, para ver como ele reage.(E como ela mexe,mexe tanto que as vezes sinto até uma dorzinha lá embaixo sabe, e a Letícia gosta de mexer principalmente de noite,rsrs) As pálpebras do bebê já se abrem e o coração bate forte.
Mesmo sem ar nos pulmões, seu bebê começa a fazer alguns exercícios de respiração. Por outro lado, os cinco sentidos estão se desenvolvendo com rapidez.
Tomografias do cérebro de fetos de 26 semanas mostram que os bebês respondem ao toque e que, se uma luz for colocada diante da barriga das mães, eles tendem a virar a cabeça -- o que, segundo especialistas, indica o funcionamento do nervo óptico. (A que gracinha,minha filha é mesmo muito inteligênte)
O bebê agora já se aproxima de 700 gramas e mede 35 centímetros da cabeça até o calcanhar (ela deve estar grande memso pq quando mexe minha barriga se contorce toda)
O bebê faz o movimento da respiração, mas ainda não há ar nos pulmões. Com 26 semanas, exames de imagem cerebral em fetos mostram que há reação ao toque. Se você aproximar uma luz forte da barriga, o bebê vai virar o rosto, o que, segundo pesquisadores, indica que o nervo óptico está funcionando.
Em toda consulta do pré-natal, o médico vai tirar sua pressão e ouvir o coração do bebê. Também pode ser que peça exames de sangue e de urina para detectar e controlar problemas típicos da gravidez como pré-eclâmpsia e diabete.
Você pode estar sentindo um pouco de dor e sensação de dormência nas mãos, nos pulsos e nos dedos. A região do túnel do carpo, no pulso, está inchada, assim como vários outros tecidos no seu corpo. Os nervos que passam por esse túnel acabam sendo pressionados, e essa pressão se manifesta na forma de dor aguda ou acompanhada da sensação de queimação.
O uso de uma faixa elástica pode ajudar, assim como a ingestão de vitamina B6. Converse com seu médico para discutir como se sentir melhor.

Como fica sua vida

O sono passa a não ser tão reconfortante devido a sonhos muito intensos ou a pesadelos. Isso é bem normal, já que, ao dormir, seu subconsciente vira o espaço para dar vazão a temores sobre a gravidez e seu futuro papel de mãe. Além disso, a barriga maior torna difícil encontrar uma posição confortável na cama.(é verdade tenho sonhado muuuito, até nos cochilos que dou durante o dia que não duram nem uma hora)
É recomendável começar a criar o hábito de dormir de lado (caso você ainda não faça isso). Travesseiros são seus grandes amigos, use vários (entre as pernas, embaixo da barriga, onde eles a deixarem mais confortável). (dormir de lado já faço faz tempo, e travesseiros é o que mais tem na minha cama, quase não cabe o maridão ,rsrsrs!!)

Dicas úteis

Tente manter uma dieta equilibrada. As necessidades nutricionais do bebê são maiores nos últimos três meses da gravidez. (ultimamente ando inspirada na cozinha, hj mesmo inventei de fazer filé de frango, mas tava enjoada em comer filé grelhado então resolvi inovar e recheiei os filés com palitinhos de cenoura e pedacinhos de baicon , e cortei batatas e temperei tudo com mostarda ,orégano,salsa , pimenta do reino e sal, e reguei com um pouquinho de azeite pra não grudar ,coloquei tudo na assadeira e levei ao forno, gente ficou muito gostoso e nutritivo, além de ser mais saudável por ser assado e não frito, tenho feito salada de frutas pra comer de tarde, pq depois do almoço me dá uma vontade incontrolável de comer doce, e pelo menos substituo o chocolate,a bomba, o brigadeiro, o pudim pela salada de frutas e não me sinto tão culpada.)


Foto atualizada da barriga,tirada agora a pouco. de perfil e de frente






Um comentário: