terça-feira, 19 de janeiro de 2010

23 Semanas!

6º mês lunar
23ª semana

Minha Gravidez Semana a Semana

Como seu bebê está crescendo

O bebê tem cerca de 29 centímetros do alto da cabeça até o calcanhar. Os vasos sanguíneos do pulmão estão se preparando para a respiração e para que o bebê engula normalmente, embora ele só vá eliminar as primeiras fezes após o nascimento, exceto em casos extraordinários.

A audição já funciona, e ele consegue ouvir uma versão meio distorcida da sua voz, seus batimentos cardíacos e os barulhos que seu estômago faz. Outros barulhos altos que forem frequentes durante a gravidez, como o latido do cachorro ou o motor do aspirador de pó, não devem incomodar o bebê quando ele os escutar fora do útero.

Vários estudos já deram indicações de que os fetos preferem música clássica no útero, e um dos compositores testados e aprovados foi Vivaldi.

Toque As Quatro Estações para o seu bebê e preste atenção nos movimentos que ele faz. Ele fica quietinho nos trechos mais lentos, de adagio, e se agita nos mais movimentados, de allegro? Talvez você tenha um pequeno maestro vindo por aí.

Além dos avanços na audição do bebê, os pulmões estão se desenvolvendo para se preparar para respirar. Ele continua engolindo líquido, mas normalmente só vai fazer cocô pela primeira vez (o chamado mecônio) quando nascer.
Se por algum motivo tivesse que nascer agora, o bebê teria uma pequena chance de sobreviver (cerca de 16 por cento, em hospitais muito bem equipados e centros de referência), desde que com o atendimento médico adequado.

Cada dia a mais no útero faz diferença neste estágio. Nascendo com 24 semanas, a chance de sobrevivência, numa UTI de alta complexidade, sobe para 44 por cento.

Quanto a você, é bem provável que você esteja se achando meio desajeitada por causa da mudança no seu centro de gravidade. Talvez sua gengiva sangre quando você escovar os dentes, e seu umbigo, que era "para dentro", resolva ficar saltado. Não se preocupe. Ele vai voltar para o lugar pouco tempo depois do parto.

Como fica sua vida


PublicidadePode ser que sua gengiva sangre um pouco ao escovar os dentes -- uma reclamação comum das grávidas (assim como sangramento no nariz). Os hormônios da gravidez podem provocar inchaço e inflamação das gengivas, o que leva ao sangramento. O que fazer? Escove os dentes com uma escova de cerdas bem macias e passe o fio dental com bastante delicadeza.


Dicas úteis

Como anda sua pressão? Saiba mais sobre pressão arterial durante a gravidez.

Já começou a pensar no quartinho do bebê? Parece que ainda falta muito, mas decidir os móveis, a pintura e outros detalhes pode exigir mais tempo do que você imagina.

A antecedência também ajuda a evitar que o bebê durma no quarto com cheiro forte de tinta ou móveis novos. E essa é uma das partes mais divertidas da gravidez.

Como estou me sentindo:

*Estou bem, mas a fome tem pegado, coloco comida no prato mas não consigo comer nem metade do que está no prato, sinto muita fome , mas não de comer bastante e sim de comer a toda hora, engraçado pq parece que meu estômago está apertado pois como só um pouco e me sinto satisfeita, mas dali a uma hora já estou morrendo de fome de novo, tenho comido e várias porções por dia , mas em pequenas quantidades.

*O Sono tbm aumentou, tenho sentido bastante sono, principalmente depois do almoço, eu preciso dormir pelo menos meia horinha, se não meu dia não rende,e me sinto cansada o dia todo.

*Outra coisa engraçada, é que não estou conseguindo andar muito na rua, por exemplo, ando um pouco e começo a sentir uma dor forte no pé da barriga, sinto como se a Letícia estivesse pressionando pra baixo, e dói muuito, mas se eu me deitar por uns minutos a dor passa, na próxima consulta vou conversar com meu G.O, mas se a dor continuar forte eu vou antes no médico.


Um comentário:

  1. OLá.

    Sua barriga já deve estar pesada, né?!
    Por isso, use dessa desculpa pra descansar bastante. Rsrsrs.

    Bjão grande.

    ResponderExcluir